Follow on G+

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Massificação dos apps 'enlouquece' a gestão de TI

Ana Paula Lobo* ... 09/09/2015 ... Convergência Digital

As corporações estão valorizando mais a garantia da qualidade e os testes devido à velocidade da transformação digital, que está contribuindo para o aumento do número de novas aplicações, afetando suas operações, revela a 7ª edição do World Quality Report (Relatório Mundial sobre Qualidade), feita pela Capgemini, em parceria com a HP. No levantamento, 55% das empresas identificaram ‘a mudança rápida da funcionalidade das aplicações' como sendo o maior desafio a ser enfrentado pela gestão.

Como tentativa de obter controle sobre a introdução de novas aplicações, o estudo mostra um aumento de 9% das verbas de TI destinadas aos testes e garantia da qualidade em relação ao mesmo período do ano anterior. Deste montante, quase metade (49%) é dedicada à manutenção, cujo foco é tentar garantir que as aplicações sejam adequadas ao negócio. Já os gastos com novos projetos transformacionais caíram 1%, à medida que as empresas começam a direcionar seus investimentos para lidar com a transformação contínua das aplicações.

O estudo mostra ainda que as organizações continuam investindo na segurança da integridade dos seus sistemas, com 81% tendo citado este item como sendo o principal motivo para a realização de testes. O aumento da consciência em relação à segurança é impulsionada pela transformação digital, e os testes de segurança se tornaram essenciais para muitas corporações.

No entanto, o papel da experiência do cliente é agora quase tão importante para as empresas, com 79% identificando isso como uma questão fundamental para a garantia de qualidade dos testes. Isso representa uma grande mudança para as organizações, que perceberam a importância cada vez maior de fornecer uma experiência consistente e contínua ao cliente sempre que eles interagirem com a empresa.

Ciclos de vida mais curtos exigem maior agilidade

O levantamento também revelou que, com o aumento dos gastos em atividades de teste e garantia, uma parcela maior do orçamento é dedicada aos princípios DevOps e Agile, sendo que mais da metade (59%) dos entrevistados afirmaram que pelo menos metade dos projetos da organização usam princípios DevOps e 47% usam ambientes virtuais de teste. 

Enquanto as organizações tentam modernizar suas práticas e procedimentos de testes, elas também precisam lidar com os ciclos de vida cada vez mais curtos de programas e aplicações, que estão causando um aumento da demanda por testes de hardware e infraestrutura: um aumento de 5% desde 2014, para 38%. No entanto, apesar da queda dos gastos com novos projetos transformacionais (- 1%), quase uma em três empresas (29%) pretendem desenvolver Centros de Excelência em Testes (TCoE) nos próximos dois anos.

A maturidade do mercado de garantia de qualidade de testes tem feito com que a função se torne uma operação de negócio crítica. Como um número cada vez maior de organizações tem adotado o DevOps e o Agile, vários cargos estão sendo criados para acompanhar a importância e o tamanho do mercado. Cargos que nunca existiram antes, como engenheiros de teste para desenvolvimento de software, estão surgindo, e a demanda por essas posições deve aumentar, à medida que garantia da qualidade se tornar uma área mais essencial para as operações das organizações.

“As disrupções tecnológicas, como a Internet das Coisas (IoT), big data e mobilidade, estão levando a transformações de negócios mais rápidas do que nunca. As empresas precisam mudar rapidamente para permanecerem à frente, competir e se adaptar ao novo estilo de fazer negócios”, diz o vice-presidente sênior e gerente geral de gestão de fornecimento de aplicativos da HP Software, Raffi Margaliot. A sétima edição do Relatório Mundial sobre Qualidade ouviu 1560 entrevistados, de 32 países.

*Com informações da Capgemini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More